quarta-feira, 11 de setembro de 2019

O Verdadeiro Evangelho


Vou tentar de forma bem direta responder a algumas perguntas que me fizeram por redes sociais, e-mail etc.
Dentre elas:

O que é o Evangelho?
Qual a sua mensagem?
Qual a sua intenção?
Existe um falso evangelho?
O que é e como identificar um falso mestre?

Para começar, desde a era apostólica a igreja da Senhor Jesus vem propagando a salvação mediante a fé na morte e ressurreição do nosso Senhor Jesus Cristo.

Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego.
Porque nele se descobre a justiça de Deus de fé em fé, como está escrito: Mas o justo viverá pela fé.
Rm.1:16,17

Nesta passagem de Romanos já vemos estampada a Verdade Primordial do Evangelho

 *Poder de Deus para Salvar*

Sim, o Verdadeiro Evangelho trata da salvação, não de auto ajuda, prosperidade ou de "vitórias" neste mundo.

Mesmo assim, em sua grande maioria, não se vê nas "igrejas" pregações e ensinos voltados à Salvação; o que vemos realmente são púlpitos vazios da Mensagem da Cruz de Cristo, mas transbordando de mensagens mundanas, carnais e vazias de Cristo.

Você é vencedor ( neste mundo), você vai prosperar, receba a sua vitória, determine a sua vitória, exija a sua vitória, você tem direito as riquezas, as curas, não aceite o que acontece com você - *algumas ainda piores -*exija de Deus o que Ele lhe deve, peleje contra Deus até arrancar d'Ele o que você deseja, só para citar alguns dos shows de horrores e heresias que são vistos nos dias atuais.

Ao longo dos séculos, desde a Era Apostólica, os verdadeiros emissários do Evangelho de Cristo tiveram que lutar e confrontar as heresias dentro e fora de suas congregações.

A igreja cristã desde seu início foi incumbida de pregar as boas novas - O Evangelho - mas sempre precisou combater sim ensinamentos e pessoas que deturpavam o Evangelho de Cristo.
Deus nos salva gratuitamente pela fé em Cristo Jesus

Ninguém jamais ficou feliz por apontar os erros e heresias, mas o verdadeiro cristão jamais deve deixar de levantar a sua voz em face a doutrinas e ensinamentos que ferem tão abertamente as verdades bíblicas.

Um breve panorama histórico mostra que aquilo que apenas alguns *(sim o grupo é muito pequeno)* fizeram e fazem até os dias atuais combatendo as doutrinas heréticas, ensinamentos mundanos, bem como "teologias" carnais. Deus sempre confiou a alguns ao longo dos séculos está tarefa de defender a pureza do Verdadeiro Evangelho.

·        Já na época dos apóstolos vimos um grupo conhecido como *Judaizantes*, que ensinavam basicamente que a salvação por Jesus não era suficiente, era preciso guardar a Lei de Moisés e os costumes, este grupo foi amplamente combatido por Paulo e pelos demais apóstolo.
·        Paulo e os apóstolos os combateram abertamente, mostrando os erros desta doutrina e nos mostrando que defender o Evangelho é combater abertamente ensinos errados não importa de quem partam estes ensinos.

ü Outro grupo que apareceu na segunda metade do primeiro século foram *Os Libertinos*,  que ensinavam uma distorção da Graça de Deus, para este grupo Deus vai salvar a todos - , não importa o que façam - usam a Graça para justificar permanecer numa vida idólatra, de impureza sexual, recheada de práticas mundanas e ainda assim ... Deus pela Graça iria perdoar e salvar a todos.
ü A base deste ensino era, não importa de que maneira eu viva, não importa o que eu faça, eu serei salvo pela fé em Cristo... Ensino herético que infelizmente perdura e é estimulado muitas vezes dentro das "igrejas”
ü Nos dias atuais não é pregada a consciência do pecado, o arrependimento, e a mudança de vida... Não, "não vamos falar de pecado por que o público não gosta", "diabo e inferno" ... de jeito nenhum... vai esvaziar a "igreja".
ü Basta a pessoa vir ao "culto" , dizimar, ofertar, participar das campanhas e "ela e cristã" , "vai ser salva" , ou seja, pode permanecer numa vida de libertinagem.

o   No séc. Segundo aparece uma outra versão do Evangelho, chamada Gnósticismo.
o   Uma tentativa de misturar as verdades bíblicas com os valores e ensinamentos da cultura helênica, a filosofia e os valores naturais
o   Está heresia foi tão dura e prejudicial ao verdadeiro Evangelho que só foi extinta no séc. 4




Ø Depois com a institualização da igreja na era medieval, a igreja se tornou "uma grande empresa" (Catolicismo Romano) encabeçada por um Papa "infalível", defendia as doutrinas do purgatório, adoração dos santos, mediação de Maria, venda de indulgências, venda de objetos sagrados e/ou consagrados.
Ø Essa heresia durou muito tempo também até mesmo depois de ser combatida pelos reformadores (Lutero, Calvino, Wesley) ainda permanece forte nos dias atuais.

v O Liberalismo Teológico foi a próxima investida de satanás contra o Evangelho, iniciado na Alemanha, Inglaterra principalmente, seduziu o homem com ideias que Deus não existe, a ciência é capaz de provar a evolução, a vida é apenas aqui e agora, faça tudo o que puder para ser feliz aqui.
v Afirmavam que não precisamos de Deus, a Bíblia está cheia de erros, Jesus era só uma pessoa com ensinamentos morais, foram seus discípulos que inventaram que Ele morreu numa cruz, ressuscitou, etc.

Mas sem dúvida nenhuma os tempos atuais são os de Maior combate ao Evangelho de Cristo. Satanás motiva e seduz “pastores e lideres” dentro das congregações, afim de que estes deturpem, modifiquem e insiram ensinamentos satânicos nestas congregações disfarçados de Evangelho.

§  Nos dias atuais as maiores distorções do Evangelho em toda história da igreja de Cristo são motivadas por satanás e continuam fazendo adeptos
§  Algumas das mais nocivas e HERÉTICAS são:

§  O Evangelho da Prosperidade – Deus quer dar dinheiro, riqueza, poder, baseados numa “troca” quanto mais você dá dinheiro e bens no “templo” Deus fica obrigado a lhe devolver mais
O Evangelho é ganhar dinheiro, carro do ano, etc...

§  A Batalha Espiritual – Satanás esta por trás de tudo, a pessoa é um péssimo trabalhador – é despedida – culpa de satanás – Este “demônio da perda de emprego precisa ser “exorcizado”.
Quebrou um salto é um demônio, aparece uma goteira é um demônio, o pão cai com a manteiga para baixo é um demônio

§  A Confissão positiva – O que você fala vai acontecer – Determine, não aceite, exija – A vontade de Deus está condicionada a vontade das pessoas.
Jesus devia estar errado quando ensinou como orar no Pai Nosso... “Que seja feita a SUA vontade assim na terra como nos céus"

§  Teologia da Libertação – Você precisa vir a cultos de libertação para se livrar das forças do mal, para libertar seu filho das drogas, do homossexualismo entre outros.
O Espírito santo habitando no cristão é menor do que a “oração para libertação”.

    

 No próximo post vamos dar continuidade ao assunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Casamentos Restaurados no Senhor

  A restauração de um casamento não começa quando o outro muda, mas quando cada um assume a responsabilidade por suas próprias atitudes. A a...