sexta-feira, 6 de dezembro de 2019

Apologética – A Defesa da Legitima Fé Cristã



       Algumas pessoas acusam todo apologeta, de “perverter” pessoas; elas acham que como estes indivíduos não são impositivos em afirmar que as pessoas vão conseguir o que desejam indo pedir na igreja , não falam  o que as pessoas querem ouvir sobre vitória e prosperidade material, não vão com a multidão no tipo de “pregação” de auto ajuda – cheia de jargões e frases descontextualizadas do seu real significado bíblico (Falácias sem contexto)  – e como estes apologetas ensinam  apenas o que a Bíblia diz sem me importar se falam para um ou para mil estes cristãos estudiosos estariam se portando de forma errada, ou estariam de repente, vamos dizer assim, entristecendo as pessoas, fazendo com que elas fiquem “decepcionadas” com a igreja e deixem de ir aos “cultos”.

       Primeiramente é bom que esclareçamos que templos e congregações não são a igreja, eu sei que parece obvio - Para quem dispensou um mínimo de tempo e esforço para ESTUDAR a Bíblia - que a igreja é cada membro do Corpo de Cristo, onde no momento da aceitação de Jesus como Senhor e Salvador o Espírito Santo passou a habitar nesta pessoa o selando para a salvação (2Co.1:22; 5:5, Ef.1:13-14; 4:30), a própria Bíblia nos diz que Deus não habita em templos erguidos por mãos humanas.

“Mas o Altíssimo não habita em templos feitos por mãos de homens, como diz o profeta” 
                                            (At.7:48)
“Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?” 
                                           (1Co.3:16)

Cabe neste momento um esclarecimento, de forma alguma a habitação do Espírito Santo no Cristão lhe dá algum tipo de justificativa para não congregar, o escritor de Hebreus nos diz:

Hb.10:25-27 

25 não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns; antes, admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais quanto vedes que se vai aproximando aquele Dia.
26 Porque, se pecarmos voluntariamente, depois de termos recebido o conhecimento da verdade, já não resta mais sacrifício pelos pecados, 
27 mas uma certa expectação horrível de juízo e ardor de fogo, que há de devorar os adversários.

Vemos desta forma que devemos nos congregar - sim é essencial ao cristão - mas no mesmo texto vemos que ao nos congregarmos DEVEMOS admoestar* uns aos outros ou seja corrigir quando vemos discursos e pensamentos contrários a sã doutrina, ou mesmo atitudes não condizentes com uma vida cristã piedosa.
 
Admoestar verbo
1.  1.
transitivo direto
avisar (alguém) da incorreção de seu modo de agir, pensar etc.; censurar, repreender.
2.  2.
bitransitivo
advertir (alguém) sobre alguma coisa; aconselhar.
 
O Apóstolo Paulo admoestou e corrigiu Pedro por sua conduta não condizente ao Cristianismo.

Gl.2:11-14 

11 Quando, porém, Pedro veio a Antioquia, enfrentei-o face a face, por sua atitude condenável. 
12 Pois, antes de chegarem alguns da parte de Tiago, ele comia com os gentios. Quando, porém, eles chegaram, afastou-se e separou-se dos gentios, temendo os que eram da circuncisão. 
13 Os demais judeus também se uniram a ele nessa hipocrisia, de modo que até Barnabé se deixou levar.
14 Quando vi que não estavam andando de acordo com a verdade do evangelho, declarei a Pedro, diante de todos: “Você é judeu, mas vive como gentio e não como judeu. Portanto, como pode obrigar gentios a viverem como judeus?

Como vemos não advertir(v11), não mostraras  atitudes condenáveis e hipocrisias de alguém(v11), pode levar outros ao erro(v13); a atitude bíblica demonstrada por Paulo com relação a pessoas que não andam de acordo com a Verdade do Evangelho é corrigi-los. 
 
Além disso o versículo 26  de Hb.10 (acima) nos mostra que é necessário que recebamos o CONHECIMENTO da verdade, sem este conhecimento podemos facilmente ser enganados, ludibriados e até mesmo conduzidos as astutas armadilhas do inimigo.

Jesus foi o maior e melhor defensor da apologética (Busca pelo conhecimento e ensino correto da verdade)

Foi o próprio Senhor Jesus quem declarou: “e conhecereis a verdade e a verdade vos libertará”. Isso aconteceu durante um discurso perante os judeus no templo.
 
Nesse discurso Jesus defendeu a sua missão e a autoridade que recebeu do Pai (Jo.8:12-59), da mesma forma Ele próprio deu a missão e autoridade para alguns (Ef.4).
 
O registro feito pelo apóstolo João desse discurso mostra claramente o estado de escravidão espiritual em que se encontravam as pessoas que ouviam as palavras de Jesus.
 
É importante notarmos que a multidão que ouvia Jesus era composta de pessoas de diferentes classes; entre elas: líderes religiosos, fariseus, cidadãos de Jerusalém e alguns peregrinos.
 
 Certamente algumas dessas pessoas pertenciam ao Sinédrio e pensavam que pelo seu tempo e “experiência” em tratar de assuntos referentes a religiosidade estavam acima de qualquer tipo de admoestação e correção a respeito do que tinham por verdade.
 
Principalmente nestes tempos conturbados, onde vemos brotarem a cada dia novas e antigas heresias, pensamentos e atitudes mundanas dentro e fora das diversas congregações a apologética que foi ensinada e estimulada pelo próprio Senhor Jesus, é cada vez mais necessária de forma a levar a todos os cristãos o Conhecimento da Verdade e assim a Liberdade Cristã; liberdade está que se coaduna com a busca diária pela santidade e correto caminhar de acordo com os legítimos preceitos bíblicos.
 
Que Deus abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Casamentos Restaurados no Senhor

  A restauração de um casamento não começa quando o outro muda, mas quando cada um assume a responsabilidade por suas próprias atitudes. A a...