É comum neste dia aparecerem uma serie de pessoas criticando o estudo da
teologia, alguns por uma “inocência” e desconhecimento a respeito do que vem a
ser teologia e de sua utilidade para a vida cristã; outros por simplesmente
serem preguiçosos para estudar – quem nunca estudou jamais saberá dar valor ao
estudo – e gostam de desmerecer quem não compartilha da sua preguiça
“intelectual”; uma terceira categoria de críticos são os “pseudo conhecedores”
da Bíblia, estes usam de “argumentos e jargões” no mínimo infantis, pegam
textos como “A palavra mata... o Espírito é que vivifica”, “estudar teologia
esfria o crente”, “O importante é fazer a obra, é colher frutos” entre outros;
não vou me prolongar refutando cada um destes supostos “argumentos” - já que
estes em si mesmos demonstram desconhecimento minimo de interpretação e
conhecimento bíblicos - os mesmos são tão vazios em si mesmos que sequer
merecem perda de tempo para refutá-los.
Apresentarei abaixo alguns argumentos Bíblicos do
por que estudar teologia, fiquem a vontade para consultar suas Bíblias e
verificarem a veracidade de cada um deles, se precisarem de ajuda procurem por
pastores e mestres que realmente conheçam a Bíblia estes sim poderão
auxiliá-los.
A desconexão entre teologia e igreja e entre a
teologia e o cristão teve resultados desastrosos, vimos no passado da igreja
que as heresias e perseguições sempre tiveram como pano de fundo o
desconhecimento da Palavra de Deus e seu uso indevido.
Teologia Definida
Para que os cristãos comecem a entender por que a
teologia é necessária e relevante precisamos entender o que queremos dizer por
teologia; Teologia é o estudo da Palavra de Deus, estudo esse minucioso –
SEMPRE GUIADO PELO ESPÍRITO SANTO – de forma a levar ao cristão (Sim cristão, não
crente ... crente até os demônios creem Tg.2:19) ao conhecimento de Deus e de
Suas vontades como foram expressas por Ele na Bíblia.
1. Será que não é importante conhecer a Deus e as
suas vontades?
*Essa é uma pergunta aos críticos do estudo
O conhecimento de Deus é uma linha divisória entre
cristãos e incrédulos. As Escrituras caracterizam os incrédulos como aqueles
que não “conhecem a Deus”, aqueles que não possuem “conhecimento de Deus”
(Os.4:1; 1Co.1:21; Gl.4:8; 1Ts.4:5; 2Ts.1:8; Tt.1:16).
*Lembre-se consulte a sua Bíblia para verificar se
está correto*
Os cristãos verdadeiros são aqueles que conhecem a
Deus e que estão crescendo no conhecimento de Deus (Cl.1:10). Crescer no
conhecimento de Deus significa crescer no estudo e conhecimento da Sua Palavra.
Se a Escritura nos convoca a crescermos no
conhecimento de Deus/teologia, então, a busca desse conhecimento teológico é um
ato de obediência cristã. Ela se torna um aspecto do discipulado cristão, algo
inegociável para o cristão verdadeiro.
2. Uma pessoa que nega o valor do estudo e do
conhecimento de Deus... será um cristão verdadeiro?
*Para o mesmo público da primeira pergunta
Teologia e o Amor de Deus
Quando perguntaram a nosso Senhor Jesus Cristo:
“Qual é o maior mandamento?”
Ele disse: “Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o
teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu "ENTENDIMENTO ” (Mt.22:37;
Mc.12:30; Lc.10:.27).
Você ama a Deus?
Então você precisa aumentar dia a dia seu
ENTENDIMENTO a respeito d’Ele. Amor a Deus e conhecimento de Deus caminham de
mãos dadas. Se você realmente ama a Deus, você já tem pelo menos um
conhecimento mínimo de Deus, uma “teologia” mínima, se não tivesse nenhum
conceito a respeito da sua existência, amá-lo seria impossível, mas se você O
ama deve haver um desejo de crescer em seu conhecimento dele, ou seja, crescer
em Sua teologia.
A Biblia fala de apenas 4 lugares onde podemos
encontrar a Deus e crescer em Sua sabedoria, quando temos duvidas e clamamos
por respostas a Deus, Ele já respondeu a estas e outras perguntas na Bíblia, a
organização destas respostas de maneira ordenada, é o que chamamos de “teologia
propriamente dita”.
1. Nós podemos perguntar a Deus: “Podes me dizer o
que há de errado comigo?” Um arranjo ordenado das respostas é a doutrina do
pecado.
2. “Por que me escolheste e como é que agora estou
reconciliado contigo?”, temos a doutrina da salvação ou soteriologia.
3. “Quais são os meus fins últimos?” Uma
organização das respostas encontradas nas Escrituras é a doutrina das últimas
coisas ou escatologia.
E todo conhecimento que podemos ter a respeito de
Deus só é possível porque Deus decidiu se revelar, foi o próprio Senhor Jesus
que nos disse que “ninguém conhece o Pai senão o Filho, e aquele a quem o Filho
o quiser revelar” (Mt.11:27); então quem estuda mais profundamente e conhece
melhor ao Pai e a Sua palavra só o faz por que Jesus assim o quis.
Para Quem É a Teologia?
Em primeiro lugar, a teologia é necessária para a
igreja como um todo, desde os lideres até os recém convertidos precisam (ou
precisariam, infelizmente alguns se acham auto suficientes) sentar e aprender
teologia; a igreja é chamada para proclamar o evangelho e discipular as nações,
ou seja, a igreja deve proclamar a verdade, como vemos em Jo.17:14-19, Jesus
transmite aos Seus a verdade – A Palavra de Deus – e através d’Ela e para
ensiná-la nós somos enviados - para ENSINAR a Verdade, não o que eu acho, ou
quero- fomos comissionados a ENSINAR A VERDADE.
A igreja deve instruir os cristãos e combater as
falsas doutrinas (2Tm.4:1-5; Tt.1:9). Ambas as tarefas exigem uma séria
reflexão sobre o ensino das Escrituras. Portanto, a teologia é indispensável
para a igreja, em sua grande maioria as pessoas que desprezam o ensino e
aprendizado das verdades da Bíblia são as que mais pregam ou defendem heresias
e erros doutrinários.
Um discípulo de Cristo deve estar crescendo no amor
e também no conhecimento de Deus para isto é importante entender as Escrituras.
Finalmente, é importante lembrar que mesmo aqueles
que acreditam que a teologia é irrelevante, estão “fazendo teologia”, o grande
problema é que estes fazem isso sem a consciência do que estão fazendo, e
geralmente, isso é uma indicação de que eles estão fazendo mal; normalmente
esses erros resultam em falsas doutrinas, heresia e idolatria.
Mantendo pessoas sentadas domingo a domingo nos
bancos das diversas denominações com os mesmos erros e pecados de quando
entraram, achando-se salvos no entanto caminhando a passos largos para
perdição; erguendo os braços, cantando e chorando em músicas – não louvores –
totalmente antropocêntricas que valorizam o EU pessoal, minhas vontades sem
jamais atentar para o que Deus realmente quer delas.
Ouvindo mensagens de auto ajuda, prometendo vitória
pessoal, emprego novo, carro novo, prosperidade, sem jamais escutarem uma
mensagem sequer do VERDADEIRO EVANGELHO de JESUS, um Evangelho de Consciência
do pecado, arrependimento e mudança de vida.
O estudo da teologia é necessário e relevante
porque nos ajuda a sermos mais ponderados e cuidadosos em nossos pensamentos e
discurso sobre Deus. Ele nos ajuda a sermos transformados pela renovação das
nossas mentes.
…10 Aquele que desceu é o mesmo que semelhantemente
subiu muito além de todos os céus, para preencher tudo o que existe.
11 Assim, Ele designou alguns para apóstolos,
outros para profetas, outros para evangelistas e outros para pastores e
mestres,
12 com o propósito de aperfeiçoar os santos para a
obra do ministério, para que o Corpo de Cristo seja edificado, …
Ef.4
Termino com duas indagações a respeito do texto
acima:
1. Se o próprio Jesus designou cada pessoa para um
ministério, Ele estava errado em dar mestres para ensinar na igreja?
* Pois quem ensina sempre será precisará aprender
mais dia dia, ou seja estudar teologia.
2. Se o próprio Jesus designou mestres com o
propósito de aperfeiçoar os santos para a obra do ministério, os outros 4
ministérios (apóstolos, evangelistas pastores...) não precisam sentar à frente
dos mestres para aprender e se aperfeiçoar?
*É extremamente temerário alguém que se acha acima
do estudo e conhecimento de Deus (Sabe Tudo Gospel)
Existe Ministério mais importante ou acima dos
outros?
Alguém já sabe tanto que não precisa aprender mais
nada?
Algum Pastor ou Líder já é perfeito ?
*Perguntas para o mesmo grupo, os que já sabem
tudo, não precisam aprender nada, já fazem a obra, já tem frutos, etc...
"Não repreenda o zombador, caso contrário ele o odiará; repreenda o sábio, e ele o amará.
Instrua o homem sábio, e ele será ainda mais sábio; ensine o homem justo, e ele aumentará o seu saber.
"O temor do Senhor é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo é entendimento".
Pv.9:8-10
Espero que este texto encontre homens e mulheres
sábios!
Deus abençoe a todos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário